BREVE HISTÓRICO
Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
28 de novembro de 2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
sexta-feira, dezembro 16, 2011
Nenhum comentário:
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
A ORIGEM DO DIA DA BÍBLIA
O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus. Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando. Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga. Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quinta-feira, dezembro 08, 2011
Nenhum comentário:
quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PASTORAL PARA O BOLETIM DE DOMINGO 20/11/2011
COMO LIDAR COM OS CONFLITOS
“A resposta branda acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.” (Provérbios 15.1)
É impossível conviver com pessoas sem a possibilidade dos conflitos. Cada ser humano é um ser único, com suas diferenças, virtudes e defeitos. Todo relacionamento, seja entre marido e esposa, pais e filhos, entre irmãos, amigos etc, sempre há discordância na forma de ver, pensar, agir, decidir... Aonde há duas ou mais pessoas, sempre haverá gostos, preferencias, visões, percepções e hábitos diferentes, é o que pode gerar conflitos. O conflito pode ser um aliado ou um adversário, depende da forma como lidamos com ele. O escritor John Maxwell nos dá oito dicas para lidar bem com os conflitos.
1.Ame as pessoas mais do que as opiniões. As pessoas que não são muito boas de relacionamento geralmente possuem um respeito maior por suas opiniões do que pelos outros.
2.Dê aos outros o beneficio da dúvida.Quando a questão envolver você, use a cabeça, quando envolver os outros, use o coração.
3.Aprenda a ser flexível. Thomas Jefferson afirmou: “Quando se tratar de princípios, seja firme como uma rocha. Quando a questão for de gosto, nada a favor da correnteza”.
4.Analise sua atitude. A maneira como vemos as pessoas determina, em grande medida, nossa percepção de como elas se sentem em relação a nós.
5.Não exagere nas reações. Nunca jogue uma bomba quando apenas um estilingue é suficiente para resolver o problema.
6.Não assuma uma posição defensiva.A vezes é necessário dizer: “Sinto muito. Eu estava errado. Não entendi direito. Por favor, me perdoe”.
7.Receba bem os conflitos. Pessoas que se relacionam bem, tornam os conflitos em experiências de aprendizado. Lembre-se, os conflitos podem produzir duas coisas: úlcera ou compreensão.
8.Assuma riscos.O medo de magoar ou ser magoado pode levar a pessoa a fugir do conflito ou a lidar com o conflito de forma hipócrita. Assuma riscos.Quando não há nenhum conflito na convivência entre pessoas, a impressão que temos é que o ambiente pode estar dominado pela indiferença ou hipocrisia. Os conflitos fazem parte do processo de crescimento das pessoas, o importante é saber lidar de forma inteligente com os conflitos.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quarta-feira, novembro 16, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 30 de outubro de 2011
30 de outubro de 2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Pr. Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
segunda-feira, outubro 24, 2011
Nenhum comentário:
sábado, 8 de outubro de 2011
9 de outubro de 2011 Irmã Abrosina 80 Anos
quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O IDOSO NA FAMILIA
Vamos pensar em família como um projeto de Deus (Gn 1) e um desejo humano de formar grupos de pessoas com interesses comuns, desenvolvendo um ciclo de afetividade e uma busca de soluções para os problemas diários. E esse sistema familiar corresponde a uma rede de relações de parentesco, cujo funcionamento depende da forma em que estas relações se organizam. Obviamente, as famílias dos idosos viverão, no cotidiano, problemas e circunstâncias críticas que demandarão atenção e participação delas. Percebe-se grande preocupação, quando essa situação se instala no lar. Talvez porque as pessoas não têm tempo disponível para dedicar-se integralmente ao idoso, por motivo de trabalho, porque os espaços residenciais são pequenos e não conseguem adaptar o local com segurança e outros cuidados mais para evitar riscos, ou até porque falta conhecimento do assunto. Paralelamente a esses problemas, queremos ver nosso idoso querido saudável, feliz e fisicamente bem. Qualidade de vida é uma caminhada para atingir o melhor para quem amamos tanto. Este é o desafio da família: conseguir realizar tudo o que proporciona uma boa qualidade de vida para os idosos, sem interromper o percurso da construção da sua própria individualidade. E esta boa qualidade envolve acompanhamento médico como medida preventiva, alimentação adequada, atividade física, hábitos saudáveis, lazer, convívio social e uma forma de ocupação diária. Tudo isso regado de carinho e atenção, como conversar, ouvir, demonstrar afeto e muito amor. É desejo de Deus o envelhecer com alegria: “Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador” (Sl 91:16). A Bíblia fala de muitos homens e mulheres que, em idade avançada, foram exemplos de coragem e fé, e que podem ser tomados como modelos para envelhecer com alegria. Quando Deus deu os mandamentos para que Moisés os passasse ao povo, este foi o único com promessas e que envolve uma esperança de longevidade: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando” (Ex 20:12). Respeitar é amar com alegria. A Bíblia nos convida a honrar as pessoas com idade avançada, considerando a longevidade como um dom da graça de Deus. É desejo de Deus que cuidemos dos nossos idosos, considerando-os bênçãos e ajudando-os a caminharem com alegria até o fim.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quarta-feira, setembro 28, 2011
Nenhum comentário:
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
O VALOR DA TOLERÂNCIA
Tolerância, diz-nos o Aurélio: "Disposição de admitir, nos outros, modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos: na vida social, a virtude mais útil é a tolerância". O brilhante dicionarista descreve a tolerância como a capacidade de aceitar o outro como diferente, nem sempre disposto a concordar conosco, se portar de uma forma diferente do esperado por nós. Porém, na nossa altivez, intolerância às vezes, queremos exigir do outro que se comporte exatamente como queremos, sem se importar com sua vontade e desejo, com sua identidade e suas próprias idiossincrasias Bem, aonde quero chegar com essa história de tolerância e falando de família? O que estamos vendo destruindo os lares, além das ameaças naturais deste mundo, das obras das trevas, da insatisfação de satanás com a união que Deus criou de homem e mulher, é a intolerância entre os casais. Se a tolerância nos torna mais amistosos, mais humanos e sociáveis, a intolerância, ao contrário nos torna mais irascíveis, insuportáveis, indesejáveis mesmo. E claro que quando começamos a namorar, no noivado e logo no início do casamento não somos assim, mas depois de algum tempo, à medida que começamos a conviver, a enfrentar as lutas de uma vida em comum, as coisas começam a mudar. Nosso caráter se revela, nossos defeitos aparecem, as virtudes, o encantamento vai desaparecendo dando lugar à intolerância, quebrando rapidamente o ninho dourado, desejado e esperado como um castelo de sonhos, passando a ser um inferno particular. A Palavra de Deus, em Galátas 5:22 nos fala do fruto do Espírito, em especial da benignidade que é a capacidade de se tornar em tudo bom, de boas práticas, de agir com bondade. Como podemos pensar em bondade, em sermos servos do Senhor se não somos capazes de sermos bons para com o nosso cônjuge? E podemos pensar em outras coisas, tais como a paciência, a paz, longanimidade (ter grande ânimo, disposição), a fé, a mansidão e a temperança. Creio que devemos buscar os frutos do Espírito, exercitando em nossa própria casa, no nosso casamento, a tolerância para com o outro, que com certeza agradamos ao Senhor e tornamos nossa vida em comum muito mais feliz.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Tolerância, diz-nos o Aurélio: "Disposição de admitir, nos outros, modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos: na vida social, a virtude mais útil é a tolerância". O brilhante dicionarista descreve a tolerância como a capacidade de aceitar o outro como diferente, nem sempre disposto a concordar conosco, se portar de uma forma diferente do esperado por nós. Porém, na nossa altivez, intolerância às vezes, queremos exigir do outro que se comporte exatamente como queremos, sem se importar com sua vontade e desejo, com sua identidade e suas próprias idiossincrasias Bem, aonde quero chegar com essa história de tolerância e falando de família? O que estamos vendo destruindo os lares, além das ameaças naturais deste mundo, das obras das trevas, da insatisfação de satanás com a união que Deus criou de homem e mulher, é a intolerância entre os casais. Se a tolerância nos torna mais amistosos, mais humanos e sociáveis, a intolerância, ao contrário nos torna mais irascíveis, insuportáveis, indesejáveis mesmo. E claro que quando começamos a namorar, no noivado e logo no início do casamento não somos assim, mas depois de algum tempo, à medida que começamos a conviver, a enfrentar as lutas de uma vida em comum, as coisas começam a mudar. Nosso caráter se revela, nossos defeitos aparecem, as virtudes, o encantamento vai desaparecendo dando lugar à intolerância, quebrando rapidamente o ninho dourado, desejado e esperado como um castelo de sonhos, passando a ser um inferno particular. A Palavra de Deus, em Galátas 5:22 nos fala do fruto do Espírito, em especial da benignidade que é a capacidade de se tornar em tudo bom, de boas práticas, de agir com bondade. Como podemos pensar em bondade, em sermos servos do Senhor se não somos capazes de sermos bons para com o nosso cônjuge? E podemos pensar em outras coisas, tais como a paciência, a paz, longanimidade (ter grande ânimo, disposição), a fé, a mansidão e a temperança. Creio que devemos buscar os frutos do Espírito, exercitando em nossa própria casa, no nosso casamento, a tolerância para com o outro, que com certeza agradamos ao Senhor e tornamos nossa vida em comum muito mais feliz.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quarta-feira, setembro 21, 2011
Nenhum comentário:
REITORA DO SEC ÁBIA SALDANHA PARTE 2
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quarta-feira, setembro 21, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 18 de setembro de 2011
REITORA DO SEC ÁBIA SALDANHA PARTE 1
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
domingo, setembro 18, 2011
Nenhum comentário:
MCA 50 ANOS
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
domingo, setembro 18, 2011
Nenhum comentário:
MCA 50 ANOS
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
domingo, setembro 18, 2011
Nenhum comentário:
sexta-feira, 16 de setembro de 2011

AMOR – CARACTERÍSTICA DO CRISTÃO
"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" (1 João 4:7, 8).
Os cães da raça São Bernardo, que buscam viajantes perdidos nos Alpes, em uma tempestade, levam sua missão muito a sério. Um desses cães, certo dia, retornou muito tarde, cansado de abrir caminho pelos ventos. Ele entrou em seu canil, e deitou-se em um dos cantos, mostrando-se descontente, apesar dos esforços de seu mestre para encorajá-lo. Ele estava doente? Bem, não -- não em corpo, mas de coração. Ele falhou na tentativa de ajudar alguém e voltou envergonhado. Da mesma forma, essa atitude -- uma tristeza no coração por não ter ajudado ao próximo, deveria caracterizar todos os cristãos. Temos, realmente, nos sentido tristes, ao agir com indiferença às necessidades das pessoas que nos cercam? Temos nos importado com o fato de estarem caminhando sem o Senhor e, por isso, não desfrutando das Suas ricas e maravilhosas bênçãos? Temos vivido apenas para receber as dádivas de Deus e não para ser uma bênção em suas mãos? De que adianta eu ser chamado de "cristão" ou "discípulo do Senhor Jesus" se não O imito e nem sigo as Suas instruções? A minha vida nada mais é do que insípida e sem brilho. Poderia até dizer que sou um "cristão sem Cristo". O Senhor espera muito mais de nós. Espera que o amemos e, da mesma forma, amemos aos que não O conhecem. Precisamos amar aos bons e aos que não o são; aos que crêem e aos incrédulos; aos que Lhe abrem o coração e aos que O rejeitam. Você crê que o amor é uma grande característica de sua vida? Sente-se triste quando não pode ajudar alguém?
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo L. da Silva
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
sexta-feira, setembro 16, 2011
Nenhum comentário:
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Pr. Rinaldo.AVI 11/09/2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
segunda-feira, setembro 12, 2011
Nenhum comentário:
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
PR. JOSE RINALDO
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quarta-feira, setembro 07, 2011
Nenhum comentário:
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
SEMIRANISTA RENATO DANTAS
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
segunda-feira, agosto 29, 2011
Nenhum comentário:
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
ESTREIA DO PROGRAMA PROCLAMAI
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
segunda-feira, agosto 15, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 14 de agosto de 2011
PR . RINALDO 14/07/2011
PR. AIZAMARCH ALMEIDA
sábado, 13 de agosto de 2011
CONGREGAÇÃO LOTE 23
terça-feira, 9 de agosto de 2011
PR. RINALDO 07/08/2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, agosto 09, 2011
Nenhum comentário:
TARDE EVANGELISTICA
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, agosto 09, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 7 de agosto de 2011
CRE SOMENTE
domingo, 31 de julho de 2011
DIC.JULIO CESAR 31/07/2011
Pr. José Rinaldo 31/07/2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
segunda-feira, julho 25, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 24 de julho de 2011
SEM . RENATO DANTAS 24/07/2011
sábado, 23 de julho de 2011
EU VOU A AFRICA RITMO NORDESTINO
VÁ A LUTA RITMO NORDESTINO
domingo, 17 de julho de 2011
17072011 noite
Pr Rinaldo domingo manhã 17/07/2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
I Congresso Missionário de 12 a 14 de Agosto de 2011
Divisa: Filipenses 1:20b
Dia 12: Abertura às 19 horas
Dia 13: Oficinas das 14 às 17 horas.
• Missões na Música: Preletor Ministro de Música Edvaldo Silva
• Famílias: O sonho de Deus na obra missionária
Preletora: Educadora Viviane Barros
• Como promover missões no Ministério Infantil na Igreja local?
Preletora: Educadora Joelma Ferreira
• 19 horas - Culto
Dia 14: Encerramento às 19 horas
Inscrições de 13/07/2011 a 04/08/2011. Valor da inscrição: R$ 5,00
Local: Primeira Igreja Batista em Engenho Velho
Nas quartas–feiras das 19 às 20:30 horas e aos domingos das 09 às 11:30 horas e das 19 às 21 horas.
Maiores informações pelo fone: (81) 8509-4898 (Aurilene Rodrigues)
Divisa: Filipenses 1:20b
Dia 12: Abertura às 19 horas
Dia 13: Oficinas das 14 às 17 horas.
• Missões na Música: Preletor Ministro de Música Edvaldo Silva
• Famílias: O sonho de Deus na obra missionária
Preletora: Educadora Viviane Barros
• Como promover missões no Ministério Infantil na Igreja local?
Preletora: Educadora Joelma Ferreira
• 19 horas - Culto
Dia 14: Encerramento às 19 horas
Inscrições de 13/07/2011 a 04/08/2011. Valor da inscrição: R$ 5,00
Local: Primeira Igreja Batista em Engenho Velho
Nas quartas–feiras das 19 às 20:30 horas e aos domingos das 09 às 11:30 horas e das 19 às 21 horas.
Maiores informações pelo fone: (81) 8509-4898 (Aurilene Rodrigues)
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, julho 12, 2011
Nenhum comentário:
PR RINALDO DOMINGO NOITE 10/07/2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, julho 12, 2011
Nenhum comentário:
DOMINGO NOITE 10/07/2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, julho 12, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 10 de julho de 2011
PASTOR RINALDO 10/07/2011
domingo, 3 de julho de 2011
COMO SUPERA A INVEJA 03/07/2011
sábado, 2 de julho de 2011
DESCANSAR, ORAR E MEDITAR
“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti Senhor, minha Rocha e meu Resgatador“
(Salmos 19:14)
Hoje é domingo, é o “Dia do Senhor”, dia de recarregar as energias para a semana que está iniciando. E é bom lembrar que é do descanso junto a Deus que procede a energia vital para enfrentar mais uma semana de trabalho. Quando celebramos esse dia no domingo, estamos lembrando o dia que Deus comprovou Seu poder vivificador ao ressuscitar Jesus. É essa mesma dinâmica da vida que experimentamos a cada domingo de descanso na presença do Pai. Quando estamos diante de Deus, Ele nos prepara para o que iremos enfrentar nas lutas da vida. Na verdade, o descanso diante de Deus faz com que ele nos acompanhe bem de perto durante o restante da semana. Busque a Deus enquanto se pode achá-lo! Nossa vida anseia por esse encontro diário! Una a sua voz com toda a criação e louve ao Senhor! Reconheça Sua grandeza, Seu poder, Seu amor. Cante louvores ao nosso Deus! Aproveite e valoriza a dádiva maravilhosa conquista por Jesus: acesso ao Pai. Espero sinceramente que a meditação deste domingo esteja servido de estimulo para a sua vida em comunhão cristã. E como forma prática de reconhecer que a comunhão é fundamental para a pessoa cristã, participe do culto neste “Dia do Senhor”. Existem três coisas que mantém nossa fé em Jesus Cristo bem firme: estudo da Bíblia, oração e vida em comunhão. Descanse diante de Deus, lendo Sua Palavra, e ore a Deus buscando inspiração para a vida; abrace alguns irmãos!
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti Senhor, minha Rocha e meu Resgatador“
(Salmos 19:14)
Hoje é domingo, é o “Dia do Senhor”, dia de recarregar as energias para a semana que está iniciando. E é bom lembrar que é do descanso junto a Deus que procede a energia vital para enfrentar mais uma semana de trabalho. Quando celebramos esse dia no domingo, estamos lembrando o dia que Deus comprovou Seu poder vivificador ao ressuscitar Jesus. É essa mesma dinâmica da vida que experimentamos a cada domingo de descanso na presença do Pai. Quando estamos diante de Deus, Ele nos prepara para o que iremos enfrentar nas lutas da vida. Na verdade, o descanso diante de Deus faz com que ele nos acompanhe bem de perto durante o restante da semana. Busque a Deus enquanto se pode achá-lo! Nossa vida anseia por esse encontro diário! Una a sua voz com toda a criação e louve ao Senhor! Reconheça Sua grandeza, Seu poder, Seu amor. Cante louvores ao nosso Deus! Aproveite e valoriza a dádiva maravilhosa conquista por Jesus: acesso ao Pai. Espero sinceramente que a meditação deste domingo esteja servido de estimulo para a sua vida em comunhão cristã. E como forma prática de reconhecer que a comunhão é fundamental para a pessoa cristã, participe do culto neste “Dia do Senhor”. Existem três coisas que mantém nossa fé em Jesus Cristo bem firme: estudo da Bíblia, oração e vida em comunhão. Descanse diante de Deus, lendo Sua Palavra, e ore a Deus buscando inspiração para a vida; abrace alguns irmãos!
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
domingo, 26 de junho de 2011
Pastor Rinaldo 26/06/2011 PIBEVPE( DOMINGO MÃNHA)
sábado, 25 de junho de 2011
25062011006
25062011005
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quinta-feira, junho 23, 2011
Nenhum comentário:
BATISMO
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quinta-feira, junho 23, 2011
Nenhum comentário:
ENCONTRO DE CASAIS
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quinta-feira, junho 23, 2011
Nenhum comentário:

HÁ CAMINHOS BONS E HÁ CAMINHOS RUINS
“Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.” (Provérbios 23:23)
As propagandas não cansam de dizer que é bom fazer o que se quer. Incentivam a adquirir o que se deseja, comprando seus produtos. Também as novelas teimam em apresentar um mundo irreal: escolha o que quiser, descarte o que lhe desagrada e faça o que lhe apraz. O livro de Provérbios, através da sua sabedoria e dos seus ditos, afirma que é preciso viver de outra forma e diz o que isso significa: fala da verdade, da sabedoria, da disciplina e do discernimento. A verdade é o fundamento e, sem ela, a vida vira um lamaçal. A sabedoria ensina a fazer boas escolhas e a seguir bons caminhos e, sem ela, só fazemos opções erradas. A disciplina ensina a persistir nos objetivos nobres e seguros e, sem ela, mudamos de direção a cada novo vento. E o discernimento ajuda a enxergar riscos e perigosos na vida; sem ele nos atrapalhamos entre o “sim” e o “não”. É mentira dizer que não há verdade e que se pode crer no que se quiser. É irresponsável dizer que sábio é quem procura levar vantagem em tudo. É enganoso ensinar aos outros que podem fazer o que quiserem, sempre que desejarem, e que disciplina é algo desnecessário. Ou que não há muito o que discernir na vida a não ser buscar aquilo que nos faz bem e dá prazer. Parece contraditório, não é? No entanto, é seguindo esses princípios que se constrói uma vida firme e saudável. Uma vida com relacionamentos sólidos e amizades consistentes. Uma vida que sabe adorar a Deus e se expressar em cidadania responsável. Esse é o tipo de vida que deve estar nas vitrines da nossa sociedade, pois ela é a boa vida que Deus nos dá. Senhor, ensina-nos a andar nos teus caminhos e viver na tua graça e a teu serviço.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
quinta-feira, junho 23, 2011
Nenhum comentário:
sábado, 14 de maio de 2011

UMA FAMÍLIA QUE VIVE EM PAZ E UNIDA
Sejam sempre humildes, delicados e pacientes. Mostrem o seu amor, suportando uns aos outros. Façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito Santo dá. (Efésios 4:2,3 NLTH)
“A neve e a tempestade matam as flores, mas nada pode contra as sementes”, disse certa vez alguém. Como vai o seu relacionamento com as pessoas de sua convivência? Como vai o seu relacionamento familiar? Pra o bom relacionamento e a boa convivência entre pessoas, começando pela família, são necessárias sementes, como humildade, delicadeza, paciência e amor, e também respeito, sinceridade e carinho. Cultivar e cuidar destas sementes leva à colheita de bons hábitos e bons costumes. Também é importante fazer o possível pra evitar que os membros da família descuidem de seu compromisso de estarem juntos. Disso fala o apóstolo Paulo, quando afirma: “façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito Santo dá. Em certo sentido não está errado nós também repetirmos o refrão: “Uma família unida jamais será vencida!” principalmente se reconhecermos as nossas limitações e nos submetermos á paz que o nosso Deus nos presenteia em Cristo Jesus. Sabemos também que, mesmo numa família harmoniosa, existem desacordos e problemas, mas se fizermos o possível para conservar a união que Deus nos dá por meio da paz que nos une, também é possível superar os problemas e animar a todos a se amarem cada vez mais. Uma família que vive em paz e em união é algo muito precioso. Nunca pense que você está sozinho neste propósito, e portanto já derrotado. Faça sua parte. Tome uma atitude! Confie na paz e na união que Cristo dá! Faça o que lhe é possível, na paz que Deus, através de Cristo, lhe dá! Oremos; Amado Senhor Jesus, que teu perdão, a tua paz e a união sejam fortes em mim, para que eu possa me alegrar com a tua salvação e viver em paz e união com minha família. Amém.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo L. da Silva
domingo, 8 de maio de 2011
DIC. JULIO CESAR MENSAGEM
DEPARTAMENTO INFANTIL HOMENAGEM O DIA DAS MÃES
MENSAGEM DIA DAS MÃES PIBEVPE
FAMILIA FERREIRA PIBEVPE
sábado, 7 de maio de 2011
Dia Das Mães
terça-feira, 3 de maio de 2011

A ALEGRIA DE SER MÃE
Vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos. (Efésios 6:4 NLTH)
Com certeza esta semana muita gente já ocorreu atrás de presente para dar a sua mãe. No entanto, a alegria de ser mãe não se resume apenas no presente do “Dia das Mães”. O fato de torná-la mãe é ainda muito mais precioso, pois é um dom de Deus. Jesus, o Filho de Deus, nasceu de uma mulher, sua mãe Maria, e cuidou dela até o fim. A função de mãe, colocada por Deus para as mulheres, mostra a sua preocupação com o ser humano. Deus dotou as mulheres de qualidades particulares para esta sublime tarefa de ser mãe. Tudo começa quando as mulheres estão na expectativa decorrente de uma gravidez. Há uma alegria imensa em quase todas mães, quando sabem que estão grávidas. Um novo ser humano está sendo formado. Uma nova vida está por vir, depois do período de gestação. A arrumação do quarto e a compra de material, tudo isto mostra o entusiasmo e a expectativa na mãe para o nascimento de seu filho. Mas nem tudo é alegria. Encontramos, infelizmente, mulheres que abortam seus filhos. Tomam uma atitude anticristã e anti-social, tirando a vida de alguém que nem viu a luz do dia. Felizes são aqueles que deixam nascer os filhos e cuidam deles como se fossem uma joia rara. Mas a alegria de ser mãe continua quando esta vê e participa, junto com o seu esposo, da criação e educação dos seus filhos para a sociedade. E como disse o Apóstolo Paulo: “Vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.” Todos deveriam lembrar-se deste fato. Não é simplesmente colocar um filho no mundo, mas também suprir as suas necessidades para a vida. Nisto tudo podemos contar com as forças do Senhor Deus, que instituiu o matrimônio e disse a Adão e Eva; “Sede fecundos, multiplicai-vos” (Gn 1.22). Os filhos que reconhecem este amor de seus pais, podem também retribuir, tendo uma conduta séria e levando avente a educação recebida de seus pais. Mãe, neste seu dia só podemos dizer: Que Deus a abençoe ricamente! Feliz Dia das Mães!
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo L. da Silva
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, maio 03, 2011
Nenhum comentário:
FAMILIA SOUZA PIBEVPE
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, maio 03, 2011
Nenhum comentário:
FAMILIA COM A MARCA DE CRISTO PIBEVPE
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
terça-feira, maio 03, 2011
Nenhum comentário:
domingo, 24 de abril de 2011
departamento infantil
sexta-feira, 22 de abril de 2011
CRISTO A NOSSA PÁSCOA
A palavra portuguesa “páscoa” é usada para designar a festa dos judeus que, no hebraico, recebe o nome de pesach (passar por sobre). Esse nome surgiu em face da narrativa bíblica em que o anjo da morte, ou o anjo destruidor, “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, atacando ferozmente as casas dos egípcios e matando a todos os primogênitos de entre eles (Ex 12.21ss). Essa mortandade convenceu faraó de permitir que Israel deixasse o Egito, após 400 anos de servidão naquele país. Por tudo isso, é correto afirmar que a palavra páscoa – desde tempos mais remotos – tem o sentido de libertação e expiação. O sangue do cordeiro teria um papel expiatório, e o êxodo seria a concretização dessa libertação.A festa da páscoa é o mais importante dos memoriais do Antigo Testamento, sendo o início de uma série de acontecimentos sem precedentes, que culminaram na entrada do povo na Terra Prometida. No entanto, passados mais de 1500 anos daquela primeira celebração, um outro evento importante teve seu lugar na história. Deus visitou os homens, vestido de carne e tal como o cordeiro na noite de páscoa, verteu seu sangue para que nós pudéssemos ser livres do Destruidor. A morte de Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, veio a significar uma expiação perfeita e uma libertação muito mais ampla, razão pela qual o apóstolo Paulo refere-se a Cristo como a nossa páscoa (1Co 5.7). No mundo ocidental, vimos o conceito da páscoa evoluir rapidamente, de modo que ela passou de uma celebração religiosa para uma data meramente comercial. Aproveita-se a época para vender ovos de chocolate, e promociona-se a figura do coelho, e não do cordeiro. Não tenho absolutamente nada contra quem quer que coma chocolate, quer seja na páscoa, quer seja em qualquer outro dia do ano. Pesquisas recentes confirmam que o chocolate do tipo meio-amargo, por exemplo, protege o coração, e consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial. Nada contra, mas acontece que em tratando-se de páscoa, tem se perdido a essência da representação desse memorial. Já ninguém conhece o sentido e o significado da páscoa. Libertação e expiação: Estes são os verdadeiros símbolos da Páscoa. Foi isso que Moisés significou para Israel; é isso o que Jesus significa para nós. Deus em Cristo nos libertou! Já passei da morte para a vida! Isso é páscoa. O reconhecimento de que já não devemos estar debaixo de um jugo de escravo, sendo aprisionados por mandamentos humanos, por ordens sem sentido e heresias infundadas, por medo de perder uma cobertura apostólica, a não aceitação dessa deturpação do sacrifício de Cristo na cruz, o olvidar do perdão, da salvação; tudo isso anula o sentido da páscoa. A páscoa cristã não precisa ser apenas uma celebração anual, ela deve ser vivida a cada dia.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
A palavra portuguesa “páscoa” é usada para designar a festa dos judeus que, no hebraico, recebe o nome de pesach (passar por sobre). Esse nome surgiu em face da narrativa bíblica em que o anjo da morte, ou o anjo destruidor, “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, atacando ferozmente as casas dos egípcios e matando a todos os primogênitos de entre eles (Ex 12.21ss). Essa mortandade convenceu faraó de permitir que Israel deixasse o Egito, após 400 anos de servidão naquele país. Por tudo isso, é correto afirmar que a palavra páscoa – desde tempos mais remotos – tem o sentido de libertação e expiação. O sangue do cordeiro teria um papel expiatório, e o êxodo seria a concretização dessa libertação.A festa da páscoa é o mais importante dos memoriais do Antigo Testamento, sendo o início de uma série de acontecimentos sem precedentes, que culminaram na entrada do povo na Terra Prometida. No entanto, passados mais de 1500 anos daquela primeira celebração, um outro evento importante teve seu lugar na história. Deus visitou os homens, vestido de carne e tal como o cordeiro na noite de páscoa, verteu seu sangue para que nós pudéssemos ser livres do Destruidor. A morte de Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, veio a significar uma expiação perfeita e uma libertação muito mais ampla, razão pela qual o apóstolo Paulo refere-se a Cristo como a nossa páscoa (1Co 5.7). No mundo ocidental, vimos o conceito da páscoa evoluir rapidamente, de modo que ela passou de uma celebração religiosa para uma data meramente comercial. Aproveita-se a época para vender ovos de chocolate, e promociona-se a figura do coelho, e não do cordeiro. Não tenho absolutamente nada contra quem quer que coma chocolate, quer seja na páscoa, quer seja em qualquer outro dia do ano. Pesquisas recentes confirmam que o chocolate do tipo meio-amargo, por exemplo, protege o coração, e consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial. Nada contra, mas acontece que em tratando-se de páscoa, tem se perdido a essência da representação desse memorial. Já ninguém conhece o sentido e o significado da páscoa. Libertação e expiação: Estes são os verdadeiros símbolos da Páscoa. Foi isso que Moisés significou para Israel; é isso o que Jesus significa para nós. Deus em Cristo nos libertou! Já passei da morte para a vida! Isso é páscoa. O reconhecimento de que já não devemos estar debaixo de um jugo de escravo, sendo aprisionados por mandamentos humanos, por ordens sem sentido e heresias infundadas, por medo de perder uma cobertura apostólica, a não aceitação dessa deturpação do sacrifício de Cristo na cruz, o olvidar do perdão, da salvação; tudo isso anula o sentido da páscoa. A páscoa cristã não precisa ser apenas uma celebração anual, ela deve ser vivida a cada dia.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
sexta-feira, abril 22, 2011
Nenhum comentário:
sábado, 16 de abril de 2011
O que é igreja [dublado]

EQUIPADOS PARA LUTA
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. (Efésios 6:10)
Neste domingo, vamos meditar na palavra do apóstolo Paulo, que nos chama a nos preparar para enfrentamos aquele que, segundo Lutero, “obstaculiza entre nós tudo que se deseja pedir e fazer em nome de Deus”. Por isso é necessário fortalecer-se no Senhor. O apóstolo compara isso aos preparativos que um soldado romano tinha de fazer antes da batalha. Semelhantemente, o cristão precisa vestir uma armadura para poder enfrentar realmente o inimigo e discernir quais são as suas ciladas, as suas estratégias malignas contra nós, a igreja e o mundo. No entanto, o “soldado” de Cristo se distingue do guerreiro romano. Sua armadura é diferente e, além disso, ele busca fortalecimento no Senhor. Ao fazê-lo, reconhece que, por sua própria força ou habilidade, não tem condições de enfrentar os dominadores deste mundo de trevas e as forças espirituais do mal. Observe que Paulo descreve que duas dimensões da ação do inimigo de Deus. É fácil perceber que ele domina o mundo por meio de mecanismos da fama, do dinheiro e da força bruta, mas ele também atua sorrateiramente pelas forças espirituais do mal. Para encarar esse inimigo, nós precisamos ser revestidos de poder, como os discípulos o foram pelo Senhor (Atos 1:8). Do contrário, jamais poderemos resistir aos ataques do Diabo. Por isso, pergunto: quais são os ataques ou ciladas do Diabo que você está enfrentando em sua vida, casamento no trabalho e ministério? Como você tem resistido? Com as suas próprias forças ou habilidades? Lembre-se do que o apóstolo Tiago disse: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês (Tiago 4:7). Essa é a nossa confiança. Senhor, fortaleça-nos neste dia com teu poder. Dá-nos discernimento para percebemos as ciladas e os ataques do Diabo e que em teu nome nós possamos resisti-lhe. Amém. W.T
Ministério Para Refletir – Pastor José Rinaldo
domingo, 3 de abril de 2011
Culto de Consagração do Pr. Jeromino
sábado, 12 de março de 2011
Acampamento 2011
Khorus - Alem do Ceu - BSB - Bichos Street Boys -Clip Alternativo feito...
louvor - Amigo mais chegados que Irmãos
Aerobica Na picina 2
Acampamento PIBEV 2011 - Brincadeira biscoito na testa - Marcone
Eraldo cantando - na Fila do almoço

CINCO MINUTOS
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.
(Salmos 102:17)
Li sobre a regra dos cinco minutos que uma mãe usava com seus filhos. Eles deveriam estar prontos para ir à escola e reunirem-se cinco minutos antes do horário de sair de casa, todos os dias. Todos ficavam ao redor da mãe e ela orava citando o nome de cada um, pedindo a bênção do Senhor para o dia deles. A seguir, ela os beijava e todos saíam. Até mesmo as crianças da vizinhança eram incluídas no círculo de oração, se por acaso estivessem ali no momento. Muitos anos depois, uma das crianças disse que aprendera como a oração é importante para o seu dia, a partir dessa experiência. O escritor do Salmo 102 conhecia a importância da oração. Esse salmo é rotulado como “Oração do aflito que, desfalecido, derrama o seu queixume perante o Senhor.” Ele clamou, “Ouve, Senhor, a minha súplica […] no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me” (Salmo 102:1-2). Deus olha para baixo “…do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra” (v.19). Deus se preocupa e quer saber o que acontece com você. Quer você siga a regra dos cinco minutos pedindo por bênção durante o seu dia ou precise investir mais tempo clamando a Ele em profunda aflição, fale com o Senhor diariamente. O seu exemplo pode causar grande impacto em sua família ou em alguém próximo a você.
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Conferências de Aniversário 2011
Postado por
1ª IGREJA BATISTA EM ENGENHO VELHO - PE
às
domingo, fevereiro 20, 2011
Nenhum comentário:
Assinar:
Comentários (Atom)
DIRETORIA DA IGREJA 2011
DIRETORIA ANO 2011
PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva
VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto
1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto
2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto
1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto
2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento
PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira
MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos
MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane
MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia
PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva


