BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


TENHA ÂNIMO

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33).

Às vezes parece mais difícil viver. Têm dias que falta motivação para sair da cama. Realmente parece que não temos motivo para qualquer ação. Começamos a pensar em várias possibilidades: trabalhar, passear, comprar, caminhar, conversar. Mas não temos ânimo para fazer nada. Davi passou por uma situação parecida. Estava desanimado porque se sentia culpado e também porque estava diante de incontáveis problemas. Diante disso ele pede a Deus que não negue a sua misericórdia a ele. Davi busca o perdão de Deus, a misericórdia que é capaz de retirar o sentimento de dor e culpa pelo pecado que tanto atrapalha o nosso caminhar. Buscar o arrependimento é o caminho mais rápido para se alcançar o bom ânimo. Quem tem os pecados perdoados recebe a alegria de poder continuar a caminhada de cabeça erguida e coração alegre. Davi também busca em Deus força para enfrentar seus problemas inúmeros. Ele acredita no amor e na verdade de Deus. O amor de Deus é verdadeiro. Seu amor não é apenas uma promessa vazia. O amor de Deus é capaz de trazer proteção suficiente para seus filhos. Os nossos problemas podem ser maiores que as nossas forças, mas nunca serão maiores que a solução de Deus para eles. Deus se agrada em nos libertar, ele se apressa em nos ajudar. Podemos recobrar o ânimo através da confiança em Deus. Encontramos esta confiança lendo na Bíblia várias histórias que demonstram o poder de Deus. Vendo estas histórias podemos acreditar que também seremos vitoriosos se buscarmos a Deus. Pode ser difícil vencer os problemas, mas o próprio Jesus passou por diversas aflições e a todas venceu. Ele suportou grande oposição. A Bíblia diz: Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem (Hb 12.3). Quando nos sentirmos desanimados devemos clamar a Deus. A presença de Deus é ânimo constante. A graça de Deus é eterna consolação.

Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011


ELEVO OS MEUS OLHOS

Elevo os meus olhos para os montes: De onde me virá o socorro ? O meu socorro vem do Senhor que fez o Céu e a terra! (Salmos 121:1,2)

Há tantas pessoas no mundo que baixam o olhar, que andam curvadas, dobradas sobre si mesmas, só vendo dificuldades e problemas, ainda que bem reais. O salmista compreendeu que Deus o fez expressar nestas linhas, que há uma outra atitude - um segredo -: olhar para cima... "Elevo os meus olhos para os montes"... e o socorro virá daquele que fez as promessas e que é fiel para cumpri-las. Aquele para quem elevamos os olhos e que nos salva, prometeu continuar a guardar-nos. Se confiarmos nele e seguirmos o que nos diz em sua Palavra, "não deixará vacilar o nosso pé". Exercerá uma vigilância paternal, distanciando o inimigo e afastando os perigos. Ele não tem um só momento de descuido ou de esquecimento de seu filho querido. "Não tosquenejará, nem dormirá". O Senhor usa esta figura de nossa vida para podermos melhor compreender até onde Ele é nossa paz e segurança, Ele, o Todo-poderoso! O que guarda a Israel, guarda também aquele ou aquela que, sob a nova aliança do sangue de Seu Filho Jesus, põe nele confiança filial. Ele jurou e cumpre Sua Palavra. Por isso, façamos nossas as Suas promessas! "O Senhor é a tua sombra à tua direita". Permanece Ele muito perto de nós, ao nosso lado. É a nossa sombra enquanto realizamos conscienciosamente nosso trabalho. Protege-nos das ciladas do dia-a-dia e dos perigos da noite. Vê aquilo que nós não percebemos e protege-nos enquanto nós permanecemos em Seu caminho. Dá-nos a Sua paz e a proteção à nossa alma. O salmista termina este salmo de louvor, falando deste novo ponto de partida "desde agora" em que nós aceitamos o Salvador. Agora, onde estivermos, Ele aí está como nosso escudo, nosso socorro. Se permanecermos em Sua vontade, não teremos medo do futuro, porque Ele guardará a nossa entrada e a nossa saída, desde agora e para sempre . Abra os olhos e eleve os olhos.

Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo

domingo, 16 de janeiro de 2011



ALEGRIA & TRISTEZA
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmos 30:5)

Os sentimentos humanos se alternam entre alegria e tristeza. Cada um deles tem, em nossa história, sua presença com intensidade e tempo diferente. Para uma vida melhor, é importante não se criar uma expectativa falsa de que vamos conseguir acabar com a tristeza. Infelizmente, no mundo em que vivemos, a tristeza é inevitável. Por mais que fujamos dela, uma hora ela irá aparecer. Embora queiramos eternizar a alegria, não conseguimos. Muitos exigem demais de si mesmos, uma postura sempre alegre. Quando na hora da dificuldade, ficam tristes por estar tristes. É importante saber também que, da mesma forma que existe na vida momentos difíceis e tristes, existem momentos de paz e alegria. Devemos aproveitar estas oportunidades de alegria. A tristeza já ocupa seu espaço. Não deixe que ela se acomode em sua vida tomando o espaço da alegria. Na presença de Deus podemos nos alegrar. Não é pecado ser feliz. Tem-se associado tanto alegria com farras, embriagues, prostituição que fica a impressão de que se estamos felizes é porque estamos fazendo algo errado. Começamos achar que só através destas coisas é possível se alegrar. É mentira, há muita coisa boa neste mundo que podemos e devemos desfrutar. Uma forma de saber se o que estamos fazendo para ter alegria está correto é lembrar que a alegria que desagrada a Deus não é verdadeira. Na vida tanto a alegria como a tristeza têm um propósito que é nos abençoar. Ao passar por um momento de alegria ou de tristeza, precisamos tirar destes momentos o que eles têm de bom. Precisamos descobrir o que Deus quer nos ensinar em cada situação, tomando sempre cuidado com os perigos também presentes. A grande notícia é que um dia a tristeza vai ter fim. Hoje a alegria parece sempre passageira e a tristeza insistente e duradoura. Um dia e teremos plenitude de alegria, delícias perpetuamente. Alegria se busca fazendo o que agrada a Deus.

Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo

DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva