BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

sábado, 14 de maio de 2011


UMA FAMÍLIA QUE VIVE EM PAZ E UNIDA

Sejam sempre humildes, delicados e pacientes. Mostrem o seu amor, suportando uns aos outros. Façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito Santo dá. (Efésios 4:2,3 NLTH)

“A neve e a tempestade matam as flores, mas nada pode contra as sementes”, disse certa vez alguém. Como vai o seu relacionamento com as pessoas de sua convivência? Como vai o seu relacionamento familiar? Pra o bom relacionamento e a boa convivência entre pessoas, começando pela família, são necessárias sementes, como humildade, delicadeza, paciência e amor, e também respeito, sinceridade e carinho. Cultivar e cuidar destas sementes leva à colheita de bons hábitos e bons costumes. Também é importante fazer o possível pra evitar que os membros da família descuidem de seu compromisso de estarem juntos. Disso fala o apóstolo Paulo, quando afirma: “façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito Santo dá. Em certo sentido não está errado nós também repetirmos o refrão: “Uma família unida jamais será vencida!” principalmente se reconhecermos as nossas limitações e nos submetermos á paz que o nosso Deus nos presenteia em Cristo Jesus. Sabemos também que, mesmo numa família harmoniosa, existem desacordos e problemas, mas se fizermos o possível para conservar a união que Deus nos dá por meio da paz que nos une, também é possível superar os problemas e animar a todos a se amarem cada vez mais. Uma família que vive em paz e em união é algo muito precioso. Nunca pense que você está sozinho neste propósito, e portanto já derrotado. Faça sua parte. Tome uma atitude! Confie na paz e na união que Cristo dá! Faça o que lhe é possível, na paz que Deus, através de Cristo, lhe dá! Oremos; Amado Senhor Jesus, que teu perdão, a tua paz e a união sejam fortes em mim, para que eu possa me alegrar com a tua salvação e viver em paz e união com minha família. Amém.
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo L. da Silva

terça-feira, 3 de maio de 2011


A ALEGRIA DE SER MÃE

Vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos. (Efésios 6:4 NLTH)

Com certeza esta semana muita gente já ocorreu atrás de presente para dar a sua mãe. No entanto, a alegria de ser mãe não se resume apenas no presente do “Dia das Mães”. O fato de torná-la mãe é ainda muito mais precioso, pois é um dom de Deus. Jesus, o Filho de Deus, nasceu de uma mulher, sua mãe Maria, e cuidou dela até o fim. A função de mãe, colocada por Deus para as mulheres, mostra a sua preocupação com o ser humano. Deus dotou as mulheres de qualidades particulares para esta sublime tarefa de ser mãe. Tudo começa quando as mulheres estão na expectativa decorrente de uma gravidez. Há uma alegria imensa em quase todas mães, quando sabem que estão grávidas. Um novo ser humano está sendo formado. Uma nova vida está por vir, depois do período de gestação. A arrumação do quarto e a compra de material, tudo isto mostra o entusiasmo e a expectativa na mãe para o nascimento de seu filho. Mas nem tudo é alegria. Encontramos, infelizmente, mulheres que abortam seus filhos. Tomam uma atitude anticristã e anti-social, tirando a vida de alguém que nem viu a luz do dia. Felizes são aqueles que deixam nascer os filhos e cuidam deles como se fossem uma joia rara. Mas a alegria de ser mãe continua quando esta vê e participa, junto com o seu esposo, da criação e educação dos seus filhos para a sociedade. E como disse o Apóstolo Paulo: “Vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.” Todos deveriam lembrar-se deste fato. Não é simplesmente colocar um filho no mundo, mas também suprir as suas necessidades para a vida. Nisto tudo podemos contar com as forças do Senhor Deus, que instituiu o matrimônio e disse a Adão e Eva; “Sede fecundos, multiplicai-vos” (Gn 1.22). Os filhos que reconhecem este amor de seus pais, podem também retribuir, tendo uma conduta séria e levando avente a educação recebida de seus pais. Mãe, neste seu dia só podemos dizer: Que Deus a abençoe ricamente! Feliz Dia das Mães!
Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo L. da Silva

FAMILIA SOUZA PIBEVPE

FAMILIA COM A MARCA DE CRISTO PIBEVPE


DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva