BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PALAVRA DE ENCORAJAMENTO



SENTINDO-SE BEM


Não a nada que possa fazer uma pessoa se sentir tão bem quanto saber que está fazendo uma positiva diferença.


Quando você cai na cama – ainda que muito exausto – depois de um dia focado num positivo esforço, você passa a ganhar uma satisfação que não pode ser duplicada; ao acordar na manhã seguinte, você estará acordando para um novo mundo!

Quando você tem a opção entre fazer o seu melhor e tentar o impossível versus ficar estático e não fazer nada, faça a escolha pelo esforço, pela disciplina, pela dedicação, pela persistência.

Tome a iniciativa, tome uma ação, assuma responsabilidade e invista tempo em realmente fazer uma diferença.


Cada vez que você fizer isso, você estará acrescentando valores preciosos de Deus neste mundo e as riquezas da vida também virão em seu favor.

Pr. José Rinaldo L. da Silva

Para Meditação:

A minha alma ficará satisfeita como quando tem rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará. Salmos 63:5




terça-feira, 19 de maio de 2009

PALAVRA DE ENCORAJAMENTO DA SEMANA

RESPOSTA BEM SUCEDIDA

A maioria das coisas mais importantes neste mundo foram alcançadas por pessoas que revelaram as melhores atitudes frente a situações muito difíceis.

Bancos estão mais inclinados a emprestar dinheiro para pessoas que podem provar que produziram dinheiro no passado.

Empregadores estão mais propensos a empregar funcionários que têm uma história de produzir bons resultados no mercado de trabalho.

Pessoas que têm sido bem sucedidas no passado são mais propensas a ser mais bem sucedidas no futuro.

Seria por que essas pessoas têm mais sorte que outras? Elas porventura possuem algum secreto escondido a sete chaves?

Elas, de alguma maneira, conseguem evitar problemas e atrair as melhores oportunidades? Absolutamente não!

As pessoas bem sucedidas vivem no mesmo mundo que todas as outras; com os mesmos desafios, mesmo conhecimento, mesma quantidade de sorte.

A diferença entre sucesso e mediocridade não está naquilo que lhe confronta, mas em como você irá responder àquilo que lhe surge pela frente.

A resposta bem sucedida é encontrar um aspecto positivo em qualquer situação e a seguir aplicar essa força positiva em direção ao objetivo que você tenha em mente.

Não importa qual seja a circunstância, algum grau de sucesso é perfeitamente alcançável.

Ver e consistentemente alcançar este alvo é que faz a diferença entre os vencedores na vida e as demais pessoas.

Qualquer pessoa pode alcançar significativo grau de realizações positivas. Tudo está na resposta em que se dá aos desafios que estão à sua frente.

Pr. José Rinaldo L. da Silva

Para Meditação:

Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13

sábado, 16 de maio de 2009

A BATALHA PELA FAMÍLIA





Uma batalha está sendo travada nos nossos dias.
É batalha em prol da família.
Os dados inflamados do Maligno sobre a família são muitos.

Vamos tentar lembrar de alguns: banalização do divórcio, relativismo moral, secularismo, imoralidade sexual de todo o tipo (homossexualismo, adultério, pedofilia, prostituição, incesto, sexo antes do casamento, pornografia, só para citar alguns), aborto, leis contrárias aos valores morais consagrados até então pela sociedade e outros.


Fiquei a pensar que na batalha que estamos travando a favor das famílias, precisamos conclamar homens e mulheres que se alistem nesse exército.


Precisamos, no exército que batalha pela família, de pessoas que estejam prontas para qualquer tipo de combate, como os da tribo de Simeão. Diz a Bíblia que 7.100 guerreiros da tribo de Simeão eram guerreiros prontos para o combate (1Cr 12.25).


Precisamos de gente assim. Gente que acredita que essa batalha é de Deus e esteja pronto.

Precisamos de jovens como Zadoque (1Cr 12.28). Essa batalha requer jovens que acreditem que sexo antes do casamento é errado aos olhos de Deus. Precisamos de jovens como José, Daniel, Timóteo.


Jovens que não têm medo de assumirem posições cristãs em suas universidades e círculos de amigo.


O exército que luta pela família precisa de pessoas da estirpe de Issacar (1Cr 12.32).


Gente que saiba como se posicionar biblicamente em relação aos temas que atingem a família, como por exemplo, aborto e homossexualismo.


Gente que tenha o dom de escrever artigos e de pregarem sermões que não deixem dúvidas na cabeça de seus leitores e ouvintes.


Gente que saiba tocar a trombeta de forma correta, tendo como base a Palavra de Deus.


Caso contrário teremos um exército vacilante e sem saber por onde caminhar no campo de batalha (1Co 14.8).


A família, enquanto instituição, quer contar com pessoas que sejam como os da tribo de Zebulom (1 Cr12.33).


Gente que saiba usar todo o tipo de arma.


Gente que tenha facilidade de falar, debater, propor leis, escrever, contribuir para organizações que defendem a família e organizar ações em favor da família.


Pessoas totalmente decididas pela família.


O exército que batalha pela família deseja ter em suas fileiras pessoas experientes, como os da tribo de Aser (1Cr 12.36).


Se a tribo de Levi contribui com a juventude de Zadoque, a tribo de Aser contribui com guerreiros experientes.


Pessoas que tenham experiência de vida conjugal e familiar para denunciar todo o tipo de pecado que tenta atingir a família.


Todos os homens das tribos se apresentaram voluntariamente (1 Cr 12.38). Deus, o comandante desse exército, está a procura de homens e mulheres assim.


As hostes do Maligno estão organizadas em movimentos, na mídia, nos parlamentos. E os filhos de Deus? Estão temerosos, vacilantes, indefinidos?


A batalha está sendo travada todos os dias, silenciosamente.


Requer de nós conscientização espiritual dessa luta, organização e ação.


Para sermos vencedores precisamos nos apropriar das verdades da Palavra de Deus (Ef 6.10-20).


Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PALAVRA DE ENCORAJAMENTO DA SEMANA

O PODER DO PERDÃO


A primeira e geralmente única pessoa a ser curada pelo perdão é a pessoa que perdoa... quando genuinamente perdoamos, libertamos um prisioneiro e então descobrimos que o prisioneiro que libertamos éramos nós.

Causar dor numa outra pessoa não fará absolutamente nada para aliviar a sua própria dor.

Quando ferido, não há nada para se ganhar ao passar a dor para uma outra pessoa.

Quando outros lhe causaram alguma ferida, perdoe. Um sincero perdão é o caminho mais rápido para se movimentar de maneira positiva novamente.

Perdão não significa que você concorda ou endossa o ato insensato de alguém. Perdão significa que você não mais irá permit ir que ações do passado venham controlar o seu presente.

É o perdão que lhe liberta e estabelecer as condições para que você possa se fortalecer e se tornar muito menos vulnerável.

Quando você sentir uma ardente vontade de se vingar, pare e lembre-se a si mesmo que existe uma resposta melhor e muito mais poderosa. Perdão é o caminho de se colocar na melhor de todas as posições.

O perdão faz com que você se torne muito mais parecido com Deus e lhe dá os benefícios que o próprio Deus oferece a todos que genuína e sinceramente perdoa.


Para Meditação:
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:32

Pr. José Rinaldo L. da Silva

DIA DAS MÃES

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CONGREGAÇÃO BATISTA NO POEIRÃO

CONGREGAÇÃO BATISTA NO POEIRÃO

CONGREGAÇÃO BATISTA NO POEIRÃO

Alegria inabalável

JOÃO 15:11
Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês.



Pense na alegria de Deus. O que pode obscurecêla? O que pode sufocá-la? Será que Deus está sempre de mau humor por causa do tempo fechado? Será que fecha o semblante por causa dos engarrafamentos no trânsito? Ou será que se recusa a fazer a terra girar porque se sente magoado?

Nada disso. A alegria e a paz de Deus não podem ser abaladas ou roubadas pelas circunstâncias.


Autor: Max Lucado

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

RETRATO DE MÃE

Sempre, em toda a Terra, o amor e as virtudes das mães foram decantadas por escritores, poetas e cantores em livro, verso ou canção. Cada mãe de per si traçou o seu retrato.

Retrato bom ou ruim retrato de mãe que gerou no ventre ou mãe que gerou no coração.

Trouxe à luz, deu à luz – foi mãe. História nos mostra retratos de mães que foram rainhas, mártires, políticas, escritoras, heroínas. Catarina – A Grande, Mônica - mãe de Santo Agostinho e tantas outras. Grandes mães que nos inspiram, encorajam; elevam a categoria de mães!

A Bíblia, por sua vez, nos revela retratos de mães que foram humildes, perseverantes, corajosas, fiéis.

Grandes mães que nos confortam, ensinam. Exemplos vivos que dignificam a categoria das mães!

Em Ana, vemos um retrato das cores amenas da paciência e esperança. Durante anos a fio pediu a Deus por um filho.

Deus atendeu sua prece e lhe nasceu Samuel, e ele foi profeta. Eunice, em seu retrato ressaltam as cores fortes da sabedoria e energia. Soube conduzir seu filho pelos caminhos que o levaram à integridade.

E a ser um jovem pastor.

Timóteo foi fiel a Jesus. Maria, belo retrato de cores vivas que nos transmite abnegação e alegria.

Mulher simples e humilde, mas a quem coube o privilégio de acalentar nos braços, como mãe, Jesus, o Filho de Deus. Paciência, esperança, energia, sabedoria, abnegação, alegria!

Quantas cores para o coração. Que toda mulher saiba usá-las para pintar seu retrato como mãe.

Que sejam verdadeiras obras-primas, cheios de vida, expressão, perfeição. Que cada filho reconheça nele verdade, amor, perdão.

Para que assim seja um lindo retrato de mãe!

Pr. José Rinaldo L.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

NAS PALMAS DAS MÃOS DE DEUS


Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos. ISAIAS 49. 16


O que mais importa não é o fato que eu conheço a Deus, mas, sim, algo muito maior que está implícito neste conhecimento – ele me conhece.


Eu estou gravado nas palmas de suas mãos.


Nunca sou esquecido por ele. Todo o meu conhecimento dele depende da iniciativa permanente da parte de Deus em me conhecer.


Eu o conheço porque ele me conheceu primeiro e continua a me conhecer.


Ele me conhece como meu melhor amigo, alguém que me ama.


Não há um único momento em que ele tira seus olhos de mim ou que se distrai e me esquece; portanto, não há momento sequer em que ele deixa de cuidar de mim.


Este é um conhecimento extremamente significativo.


Há um indizível conforto – o tipo de conforto que nos dá poder, isto é, não nos enfraquece – em conhecer este Deus que está constantemente consciente de mim em amor e cuidando de mim para o meu bem.



PARA REFLETIR: Que conforto você sente ao saber que seu nome está gravado na mão de Deus?

Extraido do livro,conhecimento de Deus, Autor: J I Packer


sexta-feira, 1 de maio de 2009



PESQUISA REVELA QUE RECIFENSES CONFIAM MAIS NA IGREJA.


Nesta quinta-feira (30), o Instituto Maurício de Nassau divulgou pesquisa sobre os números da violência na cidade do Recife.


Intitulada Vitimização no Recife, o levantamento traçou o perfil das vítimas de violência na capital pernambucana, além de caracterizar os crimes cometidos.


De acordo com os dados, 14,1% da população afirmaram ter sofrido assalto dentro da própria residência.


A pesquisa também mostra que 50,5% das vítimas não prestaram queixa contra o delinqüente, nesse tipo de investida.


A ocorrência de assaltos, nesse cenário, acontece, em 31,9% dos casos, durante a madrugada e 29,2% à noite. Quando perguntados se a polícia deteve o assaltante, 64,8% afirmaram que não, contra 13%.


No ranking das instituições que os recifenses mais confiam está a Igreja (22,5%), a Família (9,4%), a Polícia Militar (6,5%), o Governo (4,1%) e o Exército (3,6%).


As instituições menos confiáveis, de acordo com a opinião pública, são: a Justiça (0,7%), a Polícia Civil, Prefeitura, ONU e Aeronáutica, cada uma com 0,5% dos votos.


A pesquisa também fez o ranking dos bairros mais violentos da capital pernambucana.


No topo da lista está o bairro de Casa Amarela (6,9%), seguindo de Boa Viagem (5,9%), Boa Vista(5,4%), Ibura e Cordeiro, com 3,9% cada.


Os que ficaram no fim da lista, com 1,5% cada um, foram os bairros da Mangueira, Jardim São Paulo, Derby, Santo Amaro, Prazeres e Nova Descoberta.



Os entrevistados se mostraram pouco confiantes nas ações da polícia no combate a criminalidade. 52,5% disseram que não acreditam que a força policial protege a população das investidas criminosas.


19,3% afirmaram que sim e 25,7% disseram que parcialmente. Algumas perguntas polêmicas foram colocadas, como a legalização da pena de morte e da prisão perpétua.


Na primeira pergunta, foram favoráveis a medida 37,8% dos recifenses e 32,1% disseram ser a favor apenas em alguns casos.


No caso da prisão perpétua, 56% também disseram que sim e 16% disseram que não.


A pesquisa abrangeu a cidade do Recife e teve uma amostra de 815 entrevistas.


A coleta dos dados foi realizada nos dias 14 e 15 de abril. A pesquisa completa está na seção Relatórios do blog do Instituto Maurício de Nassau (www.institutomauriciodenassau.com.br/blog).
Com informações da assessoria.


Fonte:Folha de Pernambuco Digital

DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva