BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

sexta-feira, 1 de maio de 2009



PESQUISA REVELA QUE RECIFENSES CONFIAM MAIS NA IGREJA.


Nesta quinta-feira (30), o Instituto Maurício de Nassau divulgou pesquisa sobre os números da violência na cidade do Recife.


Intitulada Vitimização no Recife, o levantamento traçou o perfil das vítimas de violência na capital pernambucana, além de caracterizar os crimes cometidos.


De acordo com os dados, 14,1% da população afirmaram ter sofrido assalto dentro da própria residência.


A pesquisa também mostra que 50,5% das vítimas não prestaram queixa contra o delinqüente, nesse tipo de investida.


A ocorrência de assaltos, nesse cenário, acontece, em 31,9% dos casos, durante a madrugada e 29,2% à noite. Quando perguntados se a polícia deteve o assaltante, 64,8% afirmaram que não, contra 13%.


No ranking das instituições que os recifenses mais confiam está a Igreja (22,5%), a Família (9,4%), a Polícia Militar (6,5%), o Governo (4,1%) e o Exército (3,6%).


As instituições menos confiáveis, de acordo com a opinião pública, são: a Justiça (0,7%), a Polícia Civil, Prefeitura, ONU e Aeronáutica, cada uma com 0,5% dos votos.


A pesquisa também fez o ranking dos bairros mais violentos da capital pernambucana.


No topo da lista está o bairro de Casa Amarela (6,9%), seguindo de Boa Viagem (5,9%), Boa Vista(5,4%), Ibura e Cordeiro, com 3,9% cada.


Os que ficaram no fim da lista, com 1,5% cada um, foram os bairros da Mangueira, Jardim São Paulo, Derby, Santo Amaro, Prazeres e Nova Descoberta.



Os entrevistados se mostraram pouco confiantes nas ações da polícia no combate a criminalidade. 52,5% disseram que não acreditam que a força policial protege a população das investidas criminosas.


19,3% afirmaram que sim e 25,7% disseram que parcialmente. Algumas perguntas polêmicas foram colocadas, como a legalização da pena de morte e da prisão perpétua.


Na primeira pergunta, foram favoráveis a medida 37,8% dos recifenses e 32,1% disseram ser a favor apenas em alguns casos.


No caso da prisão perpétua, 56% também disseram que sim e 16% disseram que não.


A pesquisa abrangeu a cidade do Recife e teve uma amostra de 815 entrevistas.


A coleta dos dados foi realizada nos dias 14 e 15 de abril. A pesquisa completa está na seção Relatórios do blog do Instituto Maurício de Nassau (www.institutomauriciodenassau.com.br/blog).
Com informações da assessoria.


Fonte:Folha de Pernambuco Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário


DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva