BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

sábado, 17 de abril de 2010


COMO SURGIU A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

O início da Escola Dominical, como a conhecemos hoje, deu-se em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester.


Era uma cidade importante da Inglaterra no período pós Revolução Industrial, notável por sua indústria de tecelagem.


Atraía muita gente que, deixando a vida no campo, seguia para as cidades buscando melhores condições de vida.


Entretanto, na cidade de Gloucester, a imensa riqueza de uma minoria contrastava com a grande pobreza e o analfabetismo da maioria da população.


O fato de existirem muitas igrejas não impedia o avanço da criminalidade.


Robert Raikes, fundador da Escola Dominical, dedicou-se à carreira de jornalista e editor, trabalhando na Imprensa Raikes, de propriedade da família, a qual ele passou a dirigir após a morte de seu pai.


Raikes preocupava-se muito em melhorar as condições das prisões, visando a regeneração dos criminosos que para ali eram conduzidos.


Descobriu que o abandono em que viviam as crianças pobres da localidade e as suas atividades, também aos domingos, eram um estímulo à prática do crime.


Que perversos os meninos de Gloucester ! Lutavam uns com os outros, eram mentirosos e ladrões, indescritivelmente sujos e despenteados.


Depredavam propriedades e infestavam ruas, tornando-as perigosas com as calamidades deles.


Robert Raikes, um homem de profundas convicções religiosas, fundou então uma escola que funcionava aos domingos porque as crianças e os jovens trabalhavam 6 dias por semana, durante 12 horas.


Usava a Bíblia como livro de estudo, cantava com os alunos e ministrava-lhes, também, noções de boas maneiras, de moral e de civismo.


O plano de Raikes exigia um profundo sentimento de caridade cristã.


Conseguiu que algumas senhoras crentes o ajudassem, fazendo visitas aos bairros pobres da cidade, a fim de convencerem os pais a enviarem seus filhos à escola.


De 1780 a 1783, sete Escolas já tinham sido fundadas somente em Gloucester, tendo cada uma 30 alunos em média.


Em 3 de novembro de 1783, Robert Raikes, triunfalmente, publicou em seu jornal a transformação ocorrida na vida das crianças.


O historiador John Richard Green afirmou:"As Escolas Dominicais fundadas pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o estabelecimento da educação pública popular".


O efeito da Escola Dominical foi tão poderoso, que 12 anos após sua fundação, não havia um só criminoso na sala dos réus para julgamento nos tribunais de Gloucester, quando antes a média era de 50 a 100 em cada julgamento !


Em muito pouco tempo, o movimento se espalhou e várias igrejas ao redor do Mundo organizaram suas Escolas Dominicais.


Nas E.B.D. mais antigas, segundo se tem notícia, o ensino limitava-se à leitura de passagens bíblicas estudadas simultaneamente por crianças e adultos.


Em resposta a esse apelo, o Comitê das Lições Internacionais, unanimemente, encaminhou o assunto à Convenção em Louisville, realizada em junho de 1908.


Foi criado um Subcomitê, que preparou lições dirigidas aos principiantes, ao departamento primário elementar e ao primário superior.


Em anexo, enviaram uma lista dos assuntos que corresponderiam aos anos seguintes desses mesmos departamentos.


Anunciou-se também a preparação do programa geral de lições para todos os departamentos em que a Associação Internacional dividiu a Escola Dominical : Principiantes (4 e 5 anos), Primário Elementar (6 a 8 anos), Primário Superior (9 a 12 anos), Intermediário (13 a 16 anos), Superior (17 a 20 anos) e Adultos (20 anos em diante).


Nenhum comentário:

Postar um comentário


DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva