BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Charge

Ex-jogador do Atlético cuida da fé da Seleção


A Seleção Brasileira que disputa a Copa do Mundo na Alemanha tem um “reforço espiritual” às vésperas de cada partida do mundial. De acordo com reportagem da revista Veja desta semana, intitulada “Os pastores das estrelas”, entre os pastores responsáveis pelas reuniões com os jogadores está o ex-ponta-direita do Atlético nos anos 80, Anselmo Reichardt, de 47 anos.

Ao lado do também pastor Alex Dias Ribeiro, Reichardt é pioneiro do grupo conhecido por “Atletas de Cristo”, entidade criada há duas décadas promovendo a proclamação do Evangelho através do esporte. Na Seleção Brasileira que disputa a Copa, integram esse grupo jogadores como Kaká, Zé Roberto, Lúcio, Cris, Gilberto, Luisão e Mineiro.

Anselmo José Reichardt Alves tem 47 anos e é natural de Rio Negro. Começou sua carreira nas categorias de base do Atlético, time no qual permaneceu por cinco anos. Depois, jogou no Iguaçu, Operário Ferroviário e Pato Branco. No final da década de 80, encerrou a carreira e passou a se dedicar integralmente à Igreja Batista.

De acordo com Reichardt, as reuniões não interferem a preparação da seleção para as partidas do Mundial. “Só nos encontramos em horas livres, pela manhã, com autorização do professor Parreira”, disse na entrevista.
fonte:/www.overbo.com.br

Bíblia em Aúdio


Sociedade Bíblica do Brasil

Foi-se o tempo em que os audiolivros destinavam-se basicamente aos portadores de deficiências visuais. Agora, eles são uma excelente ferramenta para que os ocupados de plantão possam alimentar a mente e a alma durante os engarrafamentos, a malhação na academia ou a espera no consultório médico. De olho no pessoal do fone de ouvido, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) acaba de lançar a Bíblia em áudio – Novo Testamento no formato MP3, na voz do locutor Cid Moreira. São trinta horas de gravação da versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Embora os crentes mais conservadores prefiram traduções formais, a contemporaneidade do texto é ideal para quem está dando os primeiros passos no conhecimento da Bíblia.

Resgatado


Colossenses 1:12-22
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. —Colossenses 1:13
Jó 17–19
Atos 10:1-23
Um sul-africano surpreendeu nove homens assaltando sua casa. Sete ladrões fugiram, mas o proprietário conseguiu empurrar dois deles para dentro da piscina no jardim. Após perceber que um dos ladrões não sabia nadar, o proprietário pulou na água para salvá-lo. De acordo com a reportagem de um jornal local, depois que foi retirado da piscina, o ladrão molhado chamou seus amigos de volta, e ameaçou com faca o homem que acabara de salvá-lo. O proprietário disse: “Ainda estávamos perto da piscina e quando vi a faca, joguei-o novamente dentro dela. Contudo ele lutava para respirar e estava se afogando. Então o salvei novamente.”

Em sua carta aos Colossenses, o apóstolo Paulo escreveu sobre outro resgate. Deus o Pai os tinha salvado do domínio das trevas. Este resgate ocorreu com a morte de Cristo, mas também com a conversão dos Colossenses. A imagem usada por Paulo (Colossenses 1:12-13) sugere que os cristãos foram resgatados do reino das trevas de Satanás e transportados como um povo livre para o domínio da paz de Cristo. Pela morte de Jesus, os cristãos tornam-se cidadãos livres no reino da luz.

Demonstrar uma gratidão rejubilante dedicando a Deus um serviço aceitável com reverência e temor, é uma resposta adequada a esta graça tão maravilhosa (Hebreus 12:28).

Através da cruz, Jesus salvou e redimiu os rebeldes.

http://ministeriosrbc.org/

sábado, 26 de junho de 2010

Estudo comprova que exposição exagerada à TV isola as crianças


Conversas entre crianças e seus pais diminuem consideravelmente quando uma televisão está ligada por perto, mesmo que os espectadores não prestem lá muita atenção ao que é exibido. A conclusão – que não é nenhuma novidade, aliás – é de um estudo de duas instituições dos Estados Unidos, a Universidade de Washington (EUA) e o Instituto de Pesquisas Infantil de Seattle. Os pesquisadores equiparam 300 crianças entre dois e quatro anos de idade com um gravador, a fim de registrar tudo que elas diziam e ouviam durante um dia inteiro, uma vez por mês, ao longo de dois anos. Depois, um programa analisou as gravações. Para cada hora de televisão ligada, os pesquisadores descobriram que as crianças, em média, ouviram 770 menos palavras de um adulto – uma diminuição significativa em relação ao período em que a tevê permanecia desligada.

“Algumas dessas reduções provavelmente se devem ao fato de que a criança é deixada sozinha diante da televisão”, diz o doutor Dimitri Christakis, coordenador do estudo. “Mas fica claro também que os adultos, apesar de presentes, são distraídos pela tela e não interagem com a criança de forma perceptível”. No entender dos especialistas, a exposição exagerada à televisão nessa idade pode ser associada a retardos de linguagem e deficiências cognitivas, dado o caráter passivo da atividade.
fonte :http://cristianismohoje.com.br/

Voluntários em campo na África do Sul

O grupo de 210 voluntários coordenado pelo casal Pr. Marcos e Luciana Grava, missionários da JMM, está na África do Sul, há cerca de duas semanas, para realizar trabalhos evangelísticos e sociais na terra da Copa do Mundo. A equipe já visitou alguns lugares estratégicos, como escolas e hospitais, e aproveitou a estreia da Seleção Brasileira, no dia 15 de junho, para evangelizar e testemunhar para brasileiros e turistas que chegavam para assistir ao jogo em Joanesburgo. "Pudemos evangelizar as pessoas e algumas oraram recebendo a Jesus! Glórias a Deus!", conta uma das voluntárias do projeto.

No primeiro dia de trabalho efetivo nas comunidades carentes de Joanesburgo, no dia 11 de junho, os voluntários do Conexão África 2010 visitaram uma escola muçulmana e um hospital. De acordo com a missionária Luciana Grava, visitar uma instituição islâmica era algo improvável, pois o pastor local tentava há muito anos agendar uma visita. “Há mais de 10 anos ele tentava desenvolver um trabalho na escola, mas graças a nossa presença foi possível realizar uma visita para falarmos do amor de Deus”, conta Luciana. Além dessa visita, o grupo esteve também em um hospital, podendo orar pelos pacientes e enfermeiros, que ficaram encantados com a caracterização dos voluntários como palhaços. “Louvamos a Deus pelas novas oportunidades que tem aparecido, por tudo que Ele tem feito através de nós e pela disponibilidade de cada um em participar deste Projeto. Agradecemos as orações de cada intercessor e aproveitamos para pedir que sigam intercedendo pela saúde do grupo (está muito frio na África do Sul) e pela liderança do Conexão África, pois temos enfrentado alguns contratempos com os serviços contratados”, finaliza o Pr. Marcos Grava.
Fonnte: http://www.jmm.org.br

"Dia da Mídia"


Está nas agendas-cortesia das gráficas e das editoras e nos calendários de marketing: 21 de junho é o Dia da Mídia e o Dia do Intelectual.

Isto me faz lembrar dos Salmos 12 e 15. Temos ali alguns preceitos que podem se tornar verdadeiros guias para quem trabalha com comunicação cristã. Os dois salmos juntos (13 versículos) fazem mais de quinze referências a ações que se relacionam à comunicação.

Pela leitura de tais salmos percebe-se que há uma “guerra de discursos”. De um lado, palavras que assustam, destroem, dominam, arrogantes, desafiadoras de Deus, mentirosas, divulgadoras de valores invertidos, sem entendimento, a serviço da desordem reinante.

De outro, o discurso que recorda as promessas e que garante a intervenção de Deus, que fala do que é certo, verdadeiro, sincero, que não repete boatos e mexericos, que rejeita e condena o que Deus rejeita , que se alia com aqueles que fazem o que Deus aprova, que faz propaganda de Deus, que interpreta os fatos à luz desses parâmetros, que lamenta a falta de respeito ao sagrado, que condena a incredulidade, que é contra-cultura.

Este segundo discurso só tem valor se for coerente com o agir : “O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade” (Sl 15.2). Esta mídia tem que ser íntegra. Desta forma, terá a honra e a grande responsabilidade de participar de projetos de Deus para a restauração deste mundo.

A missão e os valores da Ultimato – descritos há mais de 30 anos – incorporam várias das “sugestões” destes salmos: “Ao lado de muitos outros, trabalhamos para criar uma mentalidade bíblica e ensinar a arte de encarar os acontecimentos sob uma perspectiva cristã”. Mais à frente: “Ultimato pretende associar a teoria com a prática (...), o estudo com a simplicidade”. Fazemos questão de expressar que não valorizamos a intelectualidade dissociada da prática ou associada à sofisticação e à vanglória. Que Deus nos ajude a preservar e a não trair estes valores!

sábado, 19 de junho de 2010

O "GALHO" JOGADO PARA O AR

"O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos" (Provérbios 16:9).

Um caminhante , ao alcançar um cruzamento, lançou por três vezes um galho para o ar. Uma pessoa, que a tudo assistia de perto, perguntou: "Por que você lançou o galho para o ar desta maneira?"


O caminhante respondeu: "Para que ele me indicasse a direção que eu devia seguir". "Mas, por que três vezes?"

"Por que nas duas primeiras vezes ele não indicou o caminho que eu queria seguir."

Muitos cristãos agem da mesma forma.

Pedem a Deus direção para uma decisão a tomar mas, só aceitam se a resposta for a que já tomaram de antemão.

Alguns até têm o costume de procurar a resposta na Bíblia.

Abrem-na ao acaso e apontam o dedo, dizendo: "Deus vai falar comigo".

E repetem a atitude até que o versículo apontado traga uma mensagem que lhes agrade. Afinal, somos discípulos do Senhor ou de nós mesmos?

Queremos agradar a Deus ou ao nosso próprio ego?

Queremos nossas vidas colocadas no altar do Senhor ou no altar dos nossos interesses?

Deus tem coisas maravilhosas para nos dar, tem bênçãos incontáveis para derramar sobre nós, tem respostas aos nossos anseios que, certamente, garantirão uma vida de grande felicidade.

Porém, ao jogarmos o "galho" da vontade do Senhor para o ar, precisamos seguir a direção apontada já na primeira vez.

Ao agirmos como o caminhante de nossa ilustração, fechamos a porta das dádivas de Deus e abrimos a porta de possíveis fracassos e decepções.

É muito perigoso seguir a direção proposta por nossos corações.

Elas podem ser boas ou não, podem nos conduzir à vitória ou à derrota.

Melhor é confiar totalmente na direção do nosso Pai.

Ela não falha e o resultado é sempre o melhor para nós. Se você jogar o "galho" da vontade de Deus para o ar, siga o que ele mostrar.

Você tomará a direção correta e a vitória será certa.

Ministério Para Refletir – Pr. José Rinaldo

quarta-feira, 16 de junho de 2010




Quero convidar você para o Congresso Jovem, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho às 19 horas, na 1ª Igreja Batista em Engenho Velho.

Teremos uma programação bem diversificada com diversas Oficinas.

Contaremos com a presença de diversos Pregadores e do Desafio Jovem do Recife.

Participe, pois sua presença é muito importante! Repasse para seus amigos.


DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva