BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pastor ignora até a ONU e o Vaticano

O pastor Terry Jones, que está há 14 anos à frente de uma igreja com não mais que 50 fiéis, no norte da Flórida, conseguiu repercussão maior do que poderia esperar para o controverso ato que planeja para o próximo sábado. Ontem, até o Vaticano e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, tentaram dissuadi-lo da ideia de queimar 200 exemplares do Corão, no aniversário de 9 anos dos atentados de 11 de setembro. A secretária de Estado, Hillary Clinton, também disse esperar que o pastor desista do projeto a tempo. "E, se ele não desistir, esperamos que isso não seja mostrado pela imprensa como um ato de patriotismo", ela afirmou.

Segundo a Santa Sé, queimar o Corão seria uma "grave ofensa" contra um livro considerado sagrado por uma comunidade religiosa. Em comunicado, o Conselho para o Diálogo Interreligioso do Vaticano disse que "cada religião, com seus locais de culto e símbolos, merece respeito e proteção". Já o secretário-geral da ONU declarou que um ato dessa natureza não pode ser apoiado "por nenhuma religião". Até a atriz Angelina Jolie, em visita ao Paquistão, manifestou-se contra a decisão do pastor, dizendo que "mal tinha palavras" para repudiar o plano.

Jones, no entanto, não está disposto a desistir. À reportagem, uma assistente da igreja garantiu que ele não vai ceder a apelos de quem quer que seja - afinal, segundo o pastor, sua missão é mostrar que "a verdade" está na Bíblia cristã, e não no Corão. "Nós sentimos que essa mensagem é importante. E queremos que eles saibam que, se estão na América, precisam obedecer às nossas leis e à nossa Constituição", disse Jones à rede norte-americana CBS.

Nem mesmo as ameaças de morte abalaram o religioso de 58 anos e seus discípulos mais próximos, como Wayne Sapp, pastor assistente na Dove World Outreach Center, e sua mulher, Stephanie, que agora andam armados. "Acreditamos que foi Deus quem pediu para que fizéssemos isso", argumenta Wayne. Para ele, uma possível retaliação aos norte-americanos, temida pela CasaBranca, não é o bastante para abortar o Dia Internacional de Queimar um Corão. "Vidas estão em perigo, mesmo que não o façamos. Se não denunciarmos o islã agora, teremos outra oportunidade daqui a 10 anos?", questiona.
fonte : www.diariodepermanbuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva