
Novas ferramentas tecnológicas são usadas por crentes e igrejas para ganhar almas na era do high-tech.
Durante dois mil anos, desde a fundação do Cristianismo, a evangelização foi feita olho no olho. Ao longo dos séculos, os seguidores de Jesus cumpriram o “Ide” do Mestre anunciando a Palavra com os meios de que dispunham – ou seja, a força das cordas vocais e uma boa dose de disposição física. Os evangelistas primitivos palmilharam os quatro cantos do globo a pé e em lombo de animais. Mais tarde vieram as longas jornadas a bordo de navios, trens fumegantes e deslocamentos rodoviários, tudo para levar as boas novas do Evangelho aos perdidos. Novos tempos, novas oportunidades. Hoje em dia, a boa e velha evangelização é praticada através de métodos inimagináveis até duas gerações de crentes atrás. A revolução provocada pelas novas tecnologias no cotidiano dos seres humanos a partir da década de 1970 – comparável, nas transformações sociais que promoveu, a outra grande Revolução, a Industrial, ocorrida 200 anos antes –, mudou definitivamente o mundo. E a divulgação da fé cristã, evidentemente, não ficou imune a tantas mudanças. O evangelista do século 21 tem à disposição ferramentas como notebook, conexão de internet em banda larga e aplicativos de comunicação on-line. Hoje, como ontem, vale lançar mão de tudo para tornar o nome de Jesus Cristo conhecido a toda criatura. Nesta era high-tech, dá até para fazer uma releitura da célebre frase do evangelista britânico John Wesley: “O mundo virtual é minha paróquia”.
Estratégias – Segundo Azevedo, a internet proporciona um diferencial que contribui muito para que as pessoas abram seu coração: “Uma vez que o meio não o expõe, o interlocutor tem liberdade para dizer o que quiser”. Mas ele ressalva: “O aconselhamento pela internet exige que as pessoas envolvidas estabeleçam um alto grau de confiança mútua”. Azevedo se empenha, segundo diz, para ser um divulgador da palavra de Deus. “Na internet, meu foco é fazer o Evangelho conhecido.” Existem muitas comunidades virtuais cujo foco de interesse é o evangelismo. Contudo, para se lograr êxito na disseminação de seja lá o que for, o uso profícuo e sistemático de novas mídias também se tornou requisito obrigatório. Algo nesse sentido é o que vem realizando, por exemplo, a Igreja Adventista. A agência de notícias da denominação divulgou recentemente a iniciativa de um grupo de adolescentes, entre 12 e 15 anos, ligados à denominação. A garotada resolveu postar no YouTube (site para divulgação de imagens pessoais) um vídeo sobre uma viagem de acampamento da igreja. Seria uma banalidade se não fosse o fato da iniciativa ter sido apoiada e incentivada pelos líderes da igreja, e de os adolescentes terem interagido com seus amigos não-cristãos, que ficaram surpresos de ver como é possível ser religioso e normal ao mesmo tempo.
fonte : www.cristianismohoje.com.br
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