BREVE HISTÓRICO

Em 1958, pela grande visão e desejo ardente do Pastor Francisco Gregório e de sua esposa Maria Eunice, foi que nasceu a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Inicialmente com a evangelização de crianças. Sempre aos domingos, se reuniam nos quintais das casas com a permissão dos moradores. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de um local fixo para a realização do trabalho. Com muito esforço dos irmãos, foi adquirida uma casa na Baixinha, onde passaram a se reunir para cultuar a Deus. Colocado o alicerce, na presença dos pastores, diáconos, dezoito irmãos fundadores e vários irmãos das Igrejas Batistas de Jaboatão e Recife, o trabalho foi oficializado em Igreja, num grandioso culto de gratidão a Deus, em 1 de fevereiro de 1960, passando a ser chamada de Igreja Batista Viscondessa. A nova Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Francisco Gregório. Em 1962, o Pr. Dercilho Leão tornou-se Pastor oficial da Igreja, após o Pr. Francisco Gregório ter dormido no Senhor. A obra sempre avançava... O ardor pelos perdidos era a marca da Igreja, mas para que o seu nome ficasse ainda mais conhecido no bairro, no mês de maio de 1968, foi mudado para 1ª Igreja Batista de Engenho Velho. Anos mais tarde passou a ser chamada de 1ª Igreja Batista em Engenho Velho. Vários pastores marcaram a vida desta Igreja, dentre eles estão: Edvaldo Lacerda Ferraz, Romildo Sampaio Pimentel, Francisco Chagas de Araújo e José Davison da Silva que no ano de 2005, solicitou exoneração do cargo para dedicar-se à obra missionária na Igreja Batista em São Domingos, juntamente com sua esposa, a Educadora Eliasi Maria Gomes da Silva. Atualmente, a 1ª Igreja Batista em Engenho Velho está sendo pastoreada pelo Pastor José Rinaldo Lourenço da Silva, grande homem, que vem sendo usado por Deus na expansão do trabalho no bairro e também nas Congregações do Lote 23 e Poeirão. A Igreja Batista em Engenho Velho tem marcado os anos com sua história – pela dedicação, amor, testemunho e visão dos obreiros que a compõem e dos que por ela passaram. E no ano em curso comemorará o seu JUBILEU DE OURO. Graças ao nosso grandioso e magnífico Deus, que tem abençoado está Igreja ao longo dos anos. Educadora Joelma Ferreira

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A onda dos Seminarios on Line

A educação on-line está surpreendendo os seminários com o engajamento crescente e rápido

Por John W. Kennedy

Shawn Cossin completou seu bacharelado em educação Cristã no Wheaton College em 1993. Depois disso, tornou-se comandante da polícia no exército americano. Finalmente, retornando a sua nativa Pensilvânia, Cossin tornou-se um policial estadual – e um jovem pastor na Igreja Wesleyana de Sandy Lake. Com o tempo, a igreja o promoveu a pastor assistente e ele sentiu-se atraído a entrar para o ministério em tempo integral, embora nunca houvesse frequentado o seminário. Imaginou que isso seria impraticável, pois teria que sair do seu posto de trabalho, deixar sua esposa e dois filhos e mergulhar nos estudos em um campus residencial por três anos para obter o almejado grau ministerial.

Mas a Universidade Wesleyana, em Indiana, providenciou outra opção: ficar em casa, continuar trabalhando e conseguir um professor de humanidades em um ministério on-line. Em 2004, Cossin matriculou-se em Marion, escola com base em Indiana.

“Eu estava um pouco cético sobre a viabilidade do programa quando comecei”, disse Cossin, 38 anos. “Não tinha dúvidas sobre a escola em si. Mas em Wheaton tive um crescimento espiritual devido à interação significativa com os professores”.

Ele rapidamente se ajustou ao paradigma de aprendizagem. O modelo de grupo da Wesleyana, onde 20 ou mais alunos passam pelo programa, tornava obrigatório para Cossin compartilhar experiências ministeriais com os outros. “O programa on-line moveu-me além de minha zona de confrontação e praticamente me fez incluir meus pensamentos não apenas nas discussões com os professores, mas também com meus colegas”. Graduou-se em 2007 e tornou-se o pastor principal da Wesleyana em Sandy Lake.

Cossin admite que a obtenção de um grau on-line requer grande auto-disciplina para aqueles que trabalham em tempo integral. Mas, já como um agente da igreja, descobriu que poderia aplicar diretamente o conhecimento que aprendera. Isso também contribuiu para que sua esposa, Beth, obtivesse o mestrado no programa da Wesleyana em Indiana, simultaneamente. Hoje ela forma e pastoreia missões na Wesleyana em Sandy Lake, a qual passou de 400 para 650 pessoas desde que seu marido se tornou líder pastor.

O programa da Wesleyana, em Indiana, foi tão bem sucedido que, em agosto de 2009, foi lançado o Seminário Wesley, com 30 estudantes de teologia on-line, somando os 170 no local, em seu programa de professores ministeriais existente. A expectativa do seminário on-line era elevar o número de pastores Wesleynianos por meio dos seminários de formação. Agora, apenas 15% são formados no seminário. A tecnologia on-line está se tornando mais fácil e acessível para formar mais líderes ministeriais de modo abrangente. Esses líderes, por sua vez, são melhores no trabalho.

O crescimento dos seminaristas digitais – Por meio da informação, a tecnologia on-line está mudando radicalmente a paisagem do ensino de graduação e pós-graduação, inclusive para muitos dos 234 membros Americanos e Canadenses da Association of Theological Schools – ATS (Associação de Escolas Teológicas).

O Grupo de Avaliação e Pesquisa Babson, que avalia todo o ensino pós-secundário, relatou em janeiro de 2010 que “Inscrições on-line têm crescido a taxas muito superiores às da população de estudantes, a partir de dados recentes, os quais não demonstram nenhum sinal de diminuição”. O relatório assinala o seguinte:

◦4,6 milhões de estudantes participaram de pelo menos um curso on-line, em alguma instituição de ensino superior, no outono de 2008. Cerca de 644 mil desses estudantes optaram por cursos de pós-graduação.
◦A educação on-line vem crescendo a uma taxa composta anual de 19%.
◦Inscrições on-line já representam 25% dos 18,2 milhões de alunos matriculados no ensino superior.
◦A demanda de alunos para cursos on-line agora é maior que a demanda aos cursos presenciais
fonte: www.cristianismohoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


DIRETORIA DA IGREJA 2011





DIRETORIA ANO 2011

PRESIDENTE
Pr. José Rinaldo Lourenço da Silva

VICE-PRESIDENTE
José Jerônimo de Couto

1ª SECRETÁRIA
Joelma Maria de Couto

2ª SECRETÁRIA
Adriana Maria de Couto

1ª TESOUREIRA
Silvia da Silva Couto

2ª TESOUREIRA
Marina Rodrigues do Nascimento

PRESIDENTE DA JUNTA DIACONAL
Sonival Policarpio

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Joelma Ferreira

MINISTÉRIO DE MÚSICA
Daniela Genuíno da Silva

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
Maria de Fátima Ramos

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Elka Andrade de Melo
Isis Kaliane

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO
Leonardo Correia

PROMOTORA DE MISSÕES
Aurilene Rodrigues da Silva